Analise Ciclo De Vida
A indústria da construção é a atividade humana com maior impacto sobre o meio ambiente. Pesquisas visando reduzir os impactos ambientais receberam investimento crescente ao longo das duas últimas décadas.
A indústria da construção necessita tornar seu processo um ciclo fechado, de tal modo que minimize a saída de resíduos e a entrada de matéria-prima não renovável, a fim de aproximar a construção civil do conceito de sustentabilidade.
O setor da construção civil é forte consumidora de matérias-primas e grande produtora de resíduos.Geralmente o aspecto ambiental associado a este setor refere-se à fase construtiva, desconsiderando as fases de produção de materiais, uso e descarte dos mesmos. Neste sentido, um processo adequado de gestão ambiental deve atender, sempre que possível todo o ciclo de vida da edificação (e evidentemente o ciclo dos seus constituintes). Nesse contexto, a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) destaca-se atualmente como ferramenta de gestão para análise e escolha de alternativas e tomada de decisão sob uma perspectiva ambiental. O seu princípio consiste em analisar as repercussões ambientais de um produto ou atividade, a partir de um inventário de entradas e saídas (matérias-primas e energia, produto, subprodutos e resíduos) do sistema considerado. Este processo considera todas as interações (consumos e geração de resíduos) ocorridas desde a extração da matéria-prima até o tratamento e/ou disposição final do produto após sua utilização, apresentado conforme a figura abaixo.
Baumann e Tillman (2004) destacam que se trata de uma ferramenta de engenharia por abranger o estudo de sistemas técnicos e suas alterações potenciais. Paralelamente, ela é considerada uma ferramenta multidisciplinar por envolver conceitos diversos ao modelar os impactos no ambiente natural e suas relações humanas.
Segundo Caldeira-Pires et al (2005), a ACV pode prover as mudanças tecnológicas fundamentais na produção e nos produtos, devido ao efeito