analise do ciclo de vida
A Análise de Ciclo de Vida (ACV) é a compilação e avaliação das entradas, saídas e dos potenciais impactos ambientais de um sistema de produto ao longo do seu ciclo de vida.
O processo ACV é uma sistemática de abordagem composta por quatro componentes: definição de objetivos e âmbito; análise de inventário; análise do impacto; e, interpretação dos resultados.
Um dos primeiros estudos quantificando as necessidades de recursos, emissões e resíduos originados por diferentes embalagens de bebidas foi conduzido pelo "Midwest Research Institute" (MRI) para a Companhia Coca Cola em 1969.
A Análise do Ciclo do produto foi criada como instrumento de gestão ambiental que permite às empresas/organizações compreender os danos ambientais dos materiais, dos processos e dos produtos.
No ano de 1993, a ISO reuniu diversos profissionais e criou um comitê, intitulado Comitê Técnico TC 207, que teria como objetivo desenvolver normas (série 14000) nas áreas envolvidas com o meio ambiente. O Subcomitê 5, é o que nós iremos levantar, pois é o que trata do ciclo de vida do produto.
As informações da análise do ciclo de um produto indicarão ações para que a empresa encare o ciclo de vida dos seus produtos com uma visão ampliada, permitindo os responsáveis pela tomada de decisão na seleção de processos e produtos que resultem para um menor impacto.
Uma empresa que não possui um ACV útil e funcional, tende a ter gastos devido a quebra de legislações, pois não existem um controle efetivo de descarte assim como um controle de toda a linha do produto.
Tem vantagem de ser sistemática e segura a ACV. Essa análise requer uma vantagem e um compromisso com o meio ambiente em que se encontra envolvido, colaborando com um menor impacto e promovendo uma sustentabilidade responsável por partes dos colaboradores e das empresas.