Analise Casa piracicaba
A falta de personalidade da cidade de São Paulo se torna a sua própria responsabilidade, permitindo que tudo que você quiser cabe nela.
Arquiteto e cineasta Isay Weinfeld
A planta livre,característica do movimento modernista, permite uma maior valorização dos espaços e a separação estrutural, pilares cilíndricos "soltos" na sala. Revestimentos externos recobrem as bordas de laje, deforma a enfatizar os volumes prismáticos em detrimento da modulação funcional de pilares e vigas.
Essa casa foi projetada para ser o ponto de encontro de uma família cujos membros vivem em cidades espalhadas pelo Estado de São Paulo, tornando-se um verdadeiro refúgio. Piracicaba fica cerca de 250 km da capital paulista. O primeiro desafio para Weinfeld foi o terreno irregular, formado pela união de dois menores, em esquina, com desníveis e uma encosta, com área total de cerca de 2.000 m². A solução encontrada pelo arquiteto foi compor a casa em três blocos perpendiculares, aproveitando a topografia em favor de um design diferenciado. Além da inclinação, a posição em relação à luz do sol também foi um ponto importante para o projeto. Weinfeld preferiu aproveitar o melhor da luz natural para a área íntima da casa, quartos e sala de estar. A garagem semi-subterrânea, a despensa e a oficina ocupam o menor dos três blocos que é sustentado por pilares de concreto, formando a base. Acima da garagem vem o segundo bloco em forma de “L” onde estão localizadas: a sala de jantar numa das extremidades e a cozinha e área do serviço em outra. Nesse piso térreo, a sala de jantar com amplas portas de correr envidraçadas faz uma interação com o deck e a piscina oferecendo uma vista privilegiada. Mas a privacidade e a proteção do sol foram