Analise Ambiental
Análise Ambiental
Abril de 2014. 1-
O ambiente geral é formado por um amplo espectro de forças econômicas, tecnológicas, socioculturais, demográficas, políticas e legais que afetam a organização e seu ambiente de tarefa.
As forças econômicas afetam a saúde geral e o bem-estar de uma nação ou de uma região. Entre elas temos taxas de juros, inflação, desemprego e crescimento econômico. Essas forças geram muitas oportunidades e ameaças para os para os administradores. Por exemplo, baixos índices de desemprego e taxas de juros em queda possibilitam que pessoas tenham mais dinheiro para gastar e, consequentemente as organizações terão oportunidade de vender mais bens e serviços. Porém, as más condições macroeconômicas representam uma grande ameaça, pois limitam o acesso aos recursos.
Tecnologia é a combinação de ferramentas, máquinas, computadores, habilidades, informação e conhecimento que os administradores utilizam no projeto, produção e distribuição de bens e serviços. As forças tecnológicas são resultado de mudanças na tecnologia.
As forças socioculturais são pressões que provêm da estrutura social de um país ou sociedade, ou ainda da cultura nacional. Pressões de ambas podem tanto restringir como facilitar a forma como as organizações operam e os administradores se comportam.
As forças demográficas são resultantes de mudanças nas características de uma população, como faixa etária, sexo, origem, étnica, raça, orientação sexual e classe social.
As forças políticas e legais são o resultado de mudanças nas leis e regulamentações, decorrentes de acontecimentos políticos e legais que ocorrem em uma nação, em uma região específica do mundo ou mesmo no mundo inteiro , e afetam significativamente os administradores e as organizações em qualquer ponto do planeta. As leis restringem as atividades das empresas, e, consequentemente, criam tanto oportunidades quanto ameaças.
2-
Ambiente de tarefa é o conjunto