Analise abc
Objectivos Específicos
O Formando deverá ser capaz de: Identificar, por escrito, a definição correcta da Análise ABC. Identificar, através de uma lista, as 3 categorias existentes, quantificáveis, por ordem de importância do quadro de classificação. Demonstrar, através de um gráfico, conhecimentos para a sua análise correcta.
Sandra Silva WPM - CFPIF A138/ 2010
Análise ABC Porquê?
O investimento em stocks é determinado por: - Quantidade consumida por ano; - Custo unitário do produto. Geralmente apenas um pequeno número de produtos contribui para uma grande percentagem dos custos anuais.
Sandra Silva WPM - CFPIF A138/ 2010
Análise ABC (Lei de Pareto) Origem
A análise de ABC, é baseada no teorema do economista Vilfredo Pareto quando, ao estudar a distribuição da riqueza em Itália do século XIX, observou que uma pequena parcela da população, 20%, concentrava a maior parte da riqueza, 80%.
Sandra Silva WPM - CFPIF A138/ 2010
Análise ABC Definição:
Ferramenta de Gestão que permite a classificação dos problemas (produtos ou outros) por ordem de importância, separando-os em 3 categorias, A, B, C. Classe (Categoria) A- Mais Importante B- Importância Intermédia C- Importância Reduzida
VALOR 80% 15% 5% 100%
Sandra Silva WPM - CFPIF A138/ 2010
QUANTIDADE 5 a 10% 15 a 30% 60 a 80%
Análise ABC Utilidade?
Esta análise é uma ferramenta valiosa para a gestão de stocks. Através da análise ABC, o gestor sabe que: • Os produtos A devem ter um controlo muito apertado; • Os produtos B devem ter um controlo mais automatizado; • Os produtos C devem ter um controlo muito simples e totalmente automatizado.
Sandra Silva WPM - CFPIF A138/ 2010
Análise ABC Exemplo Prático:
Suponhamos que era responsável por um armazém que decidia melhorar a sua gestão. Uma das medidas que pensara adoptar era um controlo dos aprovisionamentos e do consumo de materiais. Mas o número de artigos em armazém é tão grande que estabelecer um controlo apertado