Analisar as companhias aéreas pela dinamica competitiva de porter, considerando a 6ª força do governo
- Rivalidade entre concorrentes.
Baseando-se em Porter acredito que as companhias aéreas tem o foco da diferenciação por custo, ou seja, normalmente a principal rivalidade entre as companhias, sejam elas nacionais ou internacionais é o custo. O custo atrai o consumidor e acaba auxiliando na definição da compra. Além disso tem uma grande concorrência com os planos de fidelidade que fazem com que você planeje sua viagem da forma de ganhar mais pontos.
- Barreiras de entradas
A principal barreira para novos entrantes no ramo da aviação é o custo que é muito elevado. Além disso a fila para compra de aeronaves é muito grande, portanto além disso outro impecilio é o tempo de espera para que o negócio comece a funcionar. E outro aspecto é conseguir a autorização da Anac e Infraero para pousos e decolagens.
Devemos lembrar que a reputação positiva das principais companhias aéreas: GOL, TAM e Avianca acabam por intimidar pequenas companhias que tentem conquistar seu market share.
-Produtos e Serviços substituidos
No ramo dos negocios as conferences calls e video conferences podem substituir uma reunião e assim uma viagem. Além disso muitos assuntos acabam resolvendo-se por e-mails e telefones.
E viagens de lazer podem ser feitas de carro ou trens (como acontece muito na Europa)
- Poder de Barganha dos Fornecedores
As companhias aéreas detem grande poder de Barganhas, pois normalmente seus voos decolam quase 100% cheios e com isso não tem necessidade de diminuir o preço a não ser que queiram. Normalmente eles fazem grandes promoções para alavancar as vendas de trechos que estão mais parados ou então para intimidar o concorrente.
- Poder de barganha dos clientes
Os clientes nos casos das companhias aéreas não tem muito poder de barganha, uma vez que os clientes não tem como fazer a companhia diminuir o preço, ele é fixado e ninguém conseguirá