Analisando as classes, gêneros e ordens.
Há uma quantidade enorme de seres vivos, muito diferentes. São conhecidos – até o momento – mais de um milhão e meio de organismos. O filósofo grego Aristóteles foi um dos primeiros a tentar fazer uma classificação cientifica dos seres vivos. Ele separou os organismos em plantas e animais. Classificou as plantas como árvores, arbustos e ervas. Os animais ele classificou como aquáticos, aéreos e terrestres. Ele baseou sua classificação no tamanho e habitat desses seres.
Pássaros e borboletas foram classificados como animais aéreos, mesmo sendo borboletas, insetos e pássaro, aves; não possuindo nada em comum fora o fato de que podiam voar. Era preciso então criar uma classificação que dividisse esses seres de acordo com as características físicas e etc. ·.
Então no século XVIII, Lineu criou para as plantas e os animais a classificação digamos, mais exata, para as plantas e os animais. Depois de muitas observações ele dividiu as plantas por seus órgãos sexuais; e aos animais deu um nome “diferente”, que era o nome do grupo ao qual o ser pertence seguido de um nome próprio, classificou eles em gêneros, classes e ordens.
Platelmintos
Características gerais:
Os platelmintos, também conhecidos popularmente como vermes, são animais pertencentes ao filo Platyhelminthes, reino Animália e subreino Metazoa. O corpo dos platelmintos é achatado, pois não possuem sistemas respiratório e circulatório. Vivem em locais úmidos e, algumas espécies, parasitam animais (principalmente mamíferos).
Sistema nervoso:
Possuem sistema nervoso central formado por um anel. Possuem filetes nervosos que percorrem o corpo todo através de ramificações.
Sistema respiratório:
Não possuem sistema respiratório. Nos platelmintos de vida livre as trocas são feitas por difusão. Já nos parasitas ela é feita de forma anaeróbica, ou seja, não utiliza oxigênio.
Sistema circulatório:
Também não possuem sistema circulatório. Os alimentos são distribuídos pelo