Analfabeto Politico
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.
Nada é impossível de Mudar. Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar.
Privatizado, privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar. É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário. E agora não contente querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence.
É comum em época de eleição, amigos que sempre disseram detestar política tentarem convencer-nos a não votar no candidato X, por isso ou aquilo, sugerindo alguém melhor, por que é de sua simpatia, etc.
Quando rejeitamos a sugestão, rapidamente o nosso interlocutor começa ensinar-nos a política, vista com seus olhos, naturalmente.
Entretanto, o problema neste assunto é mais sério do que se pensa. Não se trata se este ou aquele candidato é bom ou ruim. O que vem à tona é o total desconhecimento do básico nesta questão, revelando o analfabetismo político daquele que faz a crítica.
Analfabeto político, não é aquele que não quer saber de política. Este é apenas um desinteressado, embora, talvez, não necessariamente, seja um analfabeto neste tema.
Analfabeto político, é aquele que gosta, e quer