O analfabeto político
“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil, que da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais emultinacionais”.
A política da Avestruz (Barão da Troia)
A política da Avestruz é a solução mais comum entre os nossos dirigentes É a politica do enterrar a cabeça na areia e fingir que não se está haver mesmo que sentamos o traseiro a arder. Fico espantado que séculos e séculos vão passando e esta gentalha ignara que vegeta pelos corredores do poder consiga ter as mesmas posturas e a mesma atitude estúpida perante os problemas. No entanto, se nós percebermos a dinâmica das coisas entenderemos o porquê desta atitude, desta verdadeira politica nacional da Avestruz.
Que relações existem entre “O analfabeto político” e a “política da avestruz”? Por que ninguém pode dizer que vive à margem da política? Ou seja, por que não é possível se considerar apolítico?
A relação existente entre os dois trechos é que o analfabeto político faz como o avestruz, enfia a cabeça num buraco e finge que nada está acontecendo a sua volta. Ele reclama de tudo e nunca aponta uma solução para nada. Diz que político são todos iguais e enche o peito dizendo que não vota em ninguém porque são todos ladrões. O pior analfabeto que existe é o analfabeto político, pois é por causa dele que cresce a criminalidade a prostituição, o custo de vida e tudo que envolve nossas vidas. É totalmente omisso, não sendo capaz dentro da sua ignorância de