Anacronismo
O anacronismo é uma incoerência cronológica em alguma disposição, especialmente uma justaposição de pessoas, eventos, objetos, ou costumes a partir de diferentes períodos de tempo. Muitas vezes o item extraviado no tempo é um objeto, mas pode ser uma expressão verbal, uma tecnologia, uma ideia filosófica, um estilo musical, um material, um costume, ou qualquer outra coisa associada a um período específico no tempo, de modo que é incorreto para colocá-lo fora do seu domínio temporal adequado.
O uso intencional de artefatos culturais, muitas vezes obsoletos, pode ser considerado anacrônico. Por exemplo, pode ser considerado anacrônico para uma pessoa moderna usar um chapéu alto, escrever com uma pena, ou ter uma conversa em latim. Tais escolhas podem refletir uma excentricidade, ou mesmo uma preferência estética.
Existe também o metacronismo, que é qualquer coisa que aparece em um período de tempo em que não é normalmente encontrado (embora não tanto para sua aparição ser impossível). Este pode ser um objeto, uma expressão idiomática, uma tecnologia, uma ideia filosófica, um estilo musical, um material, um costume, ou qualquer outra coisa suficientemente ligada a um determinado período de tempo a ponto de parecer estranho quando encontrado em épocas mais atuais. Eles podem ser objetos ou idéias que antes eram comuns, mas agora são considerados raros ou até mesmo impróprios. Eles podem tomar a forma de tecnologia obsoleta ou moda ultrapassada. Exemplos de metacronismo podem incluir uma dona de casa por volta de 1960 usando uma tábua de lavar para a lavanderia (bem depois de máquinas de lavar roupa terem se tornado comuns).
Essa ideia difere do procronismo, na qual o objeto, ou ideia, ainda não foi inventada quando uma situação ocorre e, portanto, não poderia ter existido na época. Um procronismo ocorre quando um item aparece em um contexto temporal em que ainda não pode estar presente (o objeto ainda não havia sido desenvolvido, a expressão verbal