Anabolizantes
SEUS EFEITOS DELETÉRIOS AO ORGANISMO
Ana Clara Maia de Almeida
Jessica Tatiana dos Santos
RESUMO
O presente estudo, realizado através de revisão bibliográfica, analisa dados publicados acerca do uso indiscriminado de esteroides anabolizantes, tal como compreender a origem da substância e os efeitos colaterais, buscando fundamentos para reforçar os riscos que o uso dessas drogas pode causar ao organismo. Outros pontos relevantes do estudo apresentado é a conscientização sobre os efeitos deletérios do uso indevido de produtos com composição de hormônios andrógenos sintéticos e a identificação de oportunidades de medidas preventivas a iniciação ao uso de esteroides.
Este trabalho compreende os objetivos de apresentar e explicar sobre alguns malefícios do uso de anabolizante.
PALAVRAS-CHAVES: Abuso de substância; esteroides anabolizantes; efeitos deletérios.
1. INTRODUÇÃO
De acordo com Iriart et al (2002), os esteroides anabolizantes são substancias relacionados aos hormônios masculinos, e seu uso é essencial na medicina para o tratamento de diversas patologias.
Essas substâncias são comercializadas em farmácias e academias, devido a sua propriedade de aumentar os músculos (CEBRID, 2003), decorrente do aumento da síntese proteica, a oxigenação e o armazenamento de energia (IRIART et al 2002). Esse é um uso estético, sem necessidade médica, podendo acarretar a sérios problemas a saúde, como pode ser exemplificado na figura 1 onde ocorreu uma deformação. (CEBRID, 2003).
O abuso dessas substâncias pode ocasionar a danos relacionados ao comportamento, ao sistema endócrino (RIBEIRO, 2001) e ao sistema circulatório (VARELLA, s.d.). Além de distúrbio hepático (RIBEIRO, 2001) e distúrbio musculoesquelético (VARELLA, s.d.).
Figura 1. Efeito deletério no músculo.
Fonte: www.anabolizantes.ardois.com
1.1 Hormônios androgênios
Os testículos liberam homônimos sexuais masculinos