Anabolizantes
O que são? Os anabolizantes são medicamentos à base de hormônio masculino testosterona com as características anabólicas (crescimento) e adrogênicas (caracteres sexuais masculino). São hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de vários tecidos do corpo a partir do crescimento da célula e sua posterior divisão. Apesar de serem utilizados no tratamento de algumas doenças, os anabolizantes são utilizados em grande quantidade por pessoas que desejam aumentar o volume dos músculos e a força física.
As finalidades são terapêuticas nos casos de tratamento de doenças como anemia, alguns tipos de câncer, casos de reposição hormonal, atrofias musculares causadas por certos tipos de doenças ou acidentes traumáticos. Existem mais de 20 tipos de anabolizantes, para uso oral ou injetável.
Mecanismo de ação (como agem no organismo)
A principal ação é o aumento de água no interior das células musculares. O inchaço, associado à malhação, faz com que os músculos cresçam mais rápido. Mas essa é apenas uma das mudanças provocadas pelas "bombas". Depois de entrar no organismo os esteróides invadem certas células - como as musculares e as do fígado - e provocam alterações bioquímicas. Nos músculos, além de reter líquidos, os anabolizantes aceleram a atividade metabólica. Segundo estudos, as drogas incrementam o anabolismo, que é a fase pós-exercício, em que o corpo repõe a energia e reconstrói as células degeneradas. Se a pessoa pegar pesado na academia, pode ganhar até oito vezes mais massa muscular do que um malhador normal.
Modo de usar
1. A princípio, todo medicamento deve ser prescrito pelo médico especialista;
2. Nunca administrar medicamentos sem rótulo e de origem duvidosa;
3. Verificar a data de validade do medicamento;
4. Interar-se sobre as diversas drogas, para conhecer cuidados específicos e efeitos colaterais: - melhor horário; - formas de diluição e tempo de validade do medicamento; -