An Lise Texto 1
ENS 5138 – Introdução à Enga. Sanitária e Ambiental
Professor: Fernando Soares Pinto Sant’Anna (santanna@ens.ufsc.br)
______________________________________________________________________
Titulo: PROBLEMAS AMBIENTAIS, SUAS CAUSAS E A SUSTENTABILIDADE
Autor: TYLER MILLER JR.
Aluno: Andressa Pinto – Fernanda Cavalcanti de Albuquerque Mendes
1 - Resumo do texto lido
Entre 1900 e 2005 a população mais do que dobrou e deve chegar a 8 – 10 milhões ainda neste século. O crescimento exponencial da população e das atividades humanas tem provocado a extinção de diversas espécies a partir da degradação dos ecossistemas e poderá mudar o clima do planeta.
O ambientalismo é um movimento social dedicado à proteger os sistemas de suporte à vida na Terra para todos os seres vivos, baseado na ciência ambiental – estudo de como a terra funciona, como interagir com ela e como lidar com os problemas ambientais – e a ecologia, ciência que estuda as relações entre os organismos e o meio ambiente.
Defendida pelos ambientalistas, a sustentabilidade é a capacidade dos diversos sistemas da Terra de sobreviverem e se adaptarem às condições ambientais em mudança. Conservar o capital natural da Terra – recursos naturais e serviços naturais – é usar os recursos que o planeta oferece à medida que eles são renovados pela natureza. Isso é viver de forma sustentável do ponto de vista ambiental, proteger o capital e viver da renda que ele oferece.
Quando isso não é feito devemos reconhecer, buscar soluções, assumir compromissos e fazer a diferença. Os cinco passos para a sustentabilidade devem ser fundamentados pela ciência consolidada – conceitos amplamente aceitos por especialistas das ciências naturais e sociais. Porém, algumas pessoas discordam, acreditam que os problemas podem ser resolvidos através da inventividade humana, crescimento econômico e avanço tecnológico.
O crescimento econômico dá às pessoas mais bens e