An Lise Leite Redutase
Análise de redutase e acidez titulável. 2. OBJETIVO: Aprender a fazer acidez titulável e analise de redutase. 3. RESUMO: Para análise de acidez titulável usaremos a solução Dornic e 1 ml de fenolftaleína. Em seguida faremos a aferição do menisco. Pipetaremos 10 ml de leite em um erlenmeyer. Para a análise da redutase pipetaremos 10 ml de leite e 1 ml de azul de metileno em alguns tubos de ensaio, colocando-os em um banho Maria.
4. INTRODUÇÃO:
A má qualidade do leite produzido no Brasil se deve a fatores como deficiências no manejo e higiene da ordenha, índices elevados de mastite, manutenção e desinfecção inadequadas dos equipamentos, refrigeração ineficiente ou inexistente e mão de obra desqualificada, entre outros.
O principal indicador da qualidade do leite é o perfil microbiológico, Os testes qualitativos de redutase são largamente utilizados pela indústria de laticínios para avaliar de forma indireta a qualidade microbiológica do leite.
Uma maneira de avaliar a acidez do leite é fazendo o teste de acidez titulável que verifica a acidez do leite antes de se proceder a fabricação de derivados láticos, o Dornic verifica o quanto está a acidez. A determinação da acidez no leite é frequentemente utilizada e, inclusive, considerada como prova de rotina nas indústrias de laticínios, pois fornece indícios sobre o estado de conservação do produto. No caso de o leite ter sido ordenhado e estocado de forma inadequada, o número de microrganismos presentes será bastante elevado, gerando uma acidez acima dos limites considerados normais.
5. MATERIAIS E MÉTODOS:
5.1 Materiais Utilizados:
Bureta
Suporte Universal
Garra
Erlenmeyer 50 ml
Pipeta 10 ml
Tubo de ensaio
Estante
5.2 Reagentes Utilizados:
Solução de Azul de metileno
Solução Dornic (°D) NaOH- 0,111 mol
Água
Fenolftaleína
5.3 Procedimento Experimental:
Realizou-se a análise de acidez titulável, foi feita