An lise Instrumental
Introdução
A doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário: Trypanossoma Cruzi.
É um dos principais problemas de saúde pública dos países em desenvolvimento.
A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto, que se infecta com o parasita quando suga o sangue de um animal contaminado (gambás ou pequenos roedores).
A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou.
O tratamento da doença é feito com o fármaco
BENZNIDAZOL.
Nitroheterocíclico
Antiprotozoári
oe antibacteriano Disponível em comprimidos Baixa solubilidade no organismo A solução para o aumento da biodisponibilidade são as microemulsões lipídicas
Microemulsões
Termodinamicamente estável Isotrópico
Transparente
Dois líquidos imiscíveis : água e óleo
AUMENTA A
SOLUBILIDAD
EEA
ABSORÇÃO
Os métodos de quantificação do BZN têm sido divulgados utilizando técnicas como eletroquímica, polarografia, espectrofotometria UV e cromatografia líquida de alta eficiência. Porém, esses métodos são realizados a partir de fluidos biológicos. Soares Sobrinhos e colaboradores, em 2006, desenvolveram e validaram um método analítico para o doseamento do BZN a partir de comprimidos, por espectrofotometria UVVis.
O método consiste na dissolução do BZN em etanol e posterior dissolução em água para análise no comprimento de onda de 324 nm.
A Farmacopeia Brasileira descreve o método analítico para o BZN a partir de comprimidos por espectrofotometria de UV em 316 nm utilizando HCl 0,1 mol/L como meio de dissolução. O objetivo desse estudo foi investigar o efeito dos componentes da formulação na análise quantitativa do BZN a partir de sistemas emulsionados à base de óleo de soja e validar um método simples, específico e rápido e viável por espectrofotomentria de UV.
Parte