An Lise Ergon Mica Do Trabalho
Análise da Atividade Motora: É notório na imagem observada que os colaboradores que costuram e dobram exercem atividades de velocidade de execução, o que impede que os tecidos possam recuperar-se do esforço realizado e nesse caso é importante a inserção de pausas e exercícios compensatórios para criar tempo de recuperação. Também exercem precisão na realização, o que exige a manutenção de contrações isométricas, e estas não devem ocorrer por períodos prolongados. Além de exigir posturas de estabilização para facilitar a ação. A força exercida pelos colaboradores que carregam as roupas geram conseqüentemente maior desgaste físico.
Análise da Demanda: Neste posto de trabalho observam-se colaboradores exercendo diferentes atividades, como a atividade de costurar, dobrar as roupas e carregar as roupas que já estão prontas. Cada “micro setor” desse apresenta um ou mais pontos negativos que interferem diretamente no que diz respeito ao trabalho dos colaboradores. São alguns pontos negativos como o estado do ambiente de trabalho, os utensílios de trabalho como as mesas e cadeiras, a climatização e entre outros que interferem tanto na atividade desses colaboradores como na saúde dos mesmos.
Análise da Tarefa: O setor não apresenta uma boa estrutura, pelo contrário, vemos muitas fiações que estão ligadas as máquinas de costura e aos ventiladores o que oferece riscos aos colaboradores. Podemos concluir que o setor necessita de uma instalação elétrica adequada ao ambiente, para que haja uma melhor segurança aos colaboradores. As condições climáticas também não se encontram em bom estado, são ventiladores ultrapassados que não oferecem conforto no ambiente de trabalho. O clima também interfere no desempenho do colaborador de forma que o ambiente tem que ser agradável e não desagradável. As mesas e cadeiras não estão adequadas para esse tipo de trabalho, podemos ver que há cadeiras de escritório, cadeiras sem regulagem e fabricadas em