An Lise Do Filme Partidas
O filme Partidas tem como tema a morte, especificamente o ritual de preparação do corpo do falecido para o velório. Conta a história de Daigo Kobayashi, um violoncelista que perde seu emprego em Tóquio e vai morar na cidade interiorana em que passou sua infância. O pai de Daigo abandonou-o e à mãe quando ele ainda era criança, e a relação conflituosa com ele é aspecto importante das vivências de Daigo, que ao mesmo tempo em que sente raiva do pai também sente algum tipo de afeto, já que foi ele que ensinou o amor à música. Entretanto, a raiva surge como sentimento mais forte.
Daigo começa a trabalhar, sem saber exatamente do serviço que faria, em uma empresa que realiza o ritual de acondicionamento, de preparação do corpo do falecido para o velório, a cremação ou enterro. Esse ritual é uma tradição japonesa antiga que independe da religião, como pode ser visto no filme, vários rituais diferentes de acordo com os costumes da família e com a religião. Primeiro o corpo é coberto com um quimono que depois é retirado. Os orifícios são tampados e depois inicia-se a limpeza e purificação do corpo, que simboliza a limpeza dos cansaços do mundo, da dor, e um primeiro banho para um novo nascimento. O corpo é coberto para que a família não veja a pele do falecido, seu corpo é tocado e limpo com gestos delicados. Depois coloca-se uma vestimenta e maqueia-se conforme a fotografia da pessoa, o profissional age como que reverenciando o falecido por meio de seus gestos. Eles trabalham com intenso repeito ao falecido e à família, fazendo tudo com uma delicadeza e calma que dão ao ritual uma beleza tocante. A maquiagem faz com que o rosto ganhe vida, beleza eterna, assim a família guarda essa imagem bela como última lembrança.
A função desse ritual para o falecido é garantir que no momento da morte ele não esteja solitário, sua família estará ao seu lado assistindo a preparação do corpo. Além disso, é uma limpeza dos cansaços, da dor do mundo, auxiliando