Eletricidade
TÉC. PREVENÇÃO E COMBATE A SINISTRO
DOCENTE: ANA CLÁUDIA
ELETRICIDADE ESTÁTICA E SEUS EFEITOS NOCIVOS
Bruno Rapaci Nº 02
Leonardo Alves Nº 18
Licia Vitória Nº 20
Rafaela Oliveira Nº 29
SUMARÉ
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
MATERIAIS NÃO CONDUTORES INDUSTRIAIS 3
PÓS INDUSTRIAIS 5
LIQUIDOS INDUSTRIAIS 6
EFEITOS NOCIVOS E CONTROLES 7
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Você atravessa o tapete para alcançar a maçaneta da porta e ZAP! Recebe um choque estático. Ou então, sai do frio, tira o seu chapéu e PAM! Cabelo estático – a eletricidade estática faz seu cabelo ficar em linha reta, arrepiado.
Por que isso acontece?
A eletricidade estática é definida como uma carga elétrica causada por um desbalanceamento dos elétrons na superfície de um material. Essa carga produz um campo elétrico que pode ser medido e pode afetar outros objetos à distância.
Descarga eletrostática, ou ESD (do inglês ElectroStatic Discharge), é definida como a transferência dessa carga entre corpos com potenciais elétricos diferentes.
Cargas eletrostáticas são criadas pelo contato e separação de dois materiais. A diferença de potencial entre as duas superfícies em contato é pequena, da ordem de um volt. Entretanto, após a separação, o potencial dos materiais sobe rapidamente na medida em que a distância entre as superfícies carregadas aumenta e se exerce trabalho contrário ao campo elétrico.
A Descarga Eletrostática pode ocorrer em situações cotidianas e no ambiente profissional, nas grandes indústrias.
A eletrificação estática ocorre tanto com materiais eletricamente condutores como materiais não condutores, mas o acumulo de níveis perigosos de carga normalmente requer que pelo menos um elemento seja não condutor. Os compostos envolvidos na indústria química, por exemplo, não são puros ou limpos e o nível de eletrificação é muito