An lise de reportagem
DIREITO
ÍSIS ANDRADE DOS REIS
ANÁLISE DE REPORTAGEM
Itabaiana
2015
ÍSIS ANDRADE DOS REIS
ANÁLISE DE REPORTAGEM
Trabalho apresentado ao Curso de Direito, sob orientação da prof. Dircilene da Silva Ladico. Como pré-requisito para avaliação da medida de eficiência da matéria de Direito Internacional Público, no primeiro semestre de 2015.
Itabaiana
2015
REPORTAGEM
ONU aprova resolução contra espionagem apresentada por Brasil e Alemanha
Alessandra Corrêa
De Nova York para a BBC Brasil
18 dezembro 2013
Dilma foi a primeira a reclamar contra os EUA, seguida por Merkel; ambas teriam sido espionadas.
A Assembleia Geral da ONU aprovou nesta quarta-feira o projeto de resolução sobre “O Direito à Privacidade na Era Digital”, apresentado por Brasil e Alemanha no mês passado.
O documento foi aprovado por consenso entre os 193 Estados-membros da ONU e passa a valer imediatamente.
A resolução não é vinculante, mas tem peso simbólico e, apesar de não mencionar diretamente os EUA, é uma resposta às revelações feitas pelo técnico Edward Snowden sobre as ações de espionagem da Agência de Segurança Nacional Americana (NSA, na sigla em inglês).
Segundo as informações vazadas por Snowden, a presidente Dilma Rousseff e a chanceler alemã, Angela Merkel, estavam entre os alvos da espionagem, assim como a Petrobras.
Para o Itamaraty, a aprovação do documento “demonstra o reconhecimento, pela comunidade internacional, de princípios universais defendidos pelo Brasil, como a proteção ao direito à privacidade e à liberdade de expressão, especialmente contra ações extraterritoriais de Estados em matéria de coleta de dados, monitoramento e interceptação de comunicações”.
O Itamaraty considera ainda a resolução “inovadora, por expressar o reconhecimento de que os direitos dos cidadãos devem ser protegidos tanto offline quanto online”.
Espionagem
As revelações feitas por Snowden irritaram vários líderes, entre eles Merkel e Dilma,