An lise das Demonstra es Financeiras
A Administração Financeira das empresas tem por objetivo maior a maximização do patrimônio dos acionistas, quotistas ou proprietário individual.
Neste contexto podemos verificar que a função do administrador financeiro é orientar as decisões de investimentos e financiamentos a serem tomadas pelos dirigentes da empresa. Isto é feito com base no trabalho do contador que fornece e analisa as demonstrações contábeis para os acionistas, administradores financeiros e dirigentes. A análise financeira de balanços propicia as avaliações do patrimônio da empresa e das decisões tomadas, tanto em relação ao passado, como consta nas demonstrações contábeis, quanto em relação ao futuro, espelhado nas previsões do orçamento. Representa uma poderosa ferramenta que está à disposição das pessoas físicas e jurídicas relacionadas à empresa, como acionistas, bancos, clientes, dirigentes, fornecedores, funcionários, governo e outros.
As demonstrações financeiras, também chamadas de peças contábeis, fornecem uma série de dados sobre a empresa, de acordo com as regras que regem a contabilidade. A Análise de Balanços transforma esses dados em informações e será tanto mais eficiente quanto melhores informações produzir.
Necessário se torna, no entanto, diferenciar os termos "dados" de
"informações".
Dados são números ou descrição de objetos ou eventos que, isoladamente não provocam nenhuma reação em quem os lê.
Informações representam, para quem as recebe, uma comunicação que pode produzir reação ou decisão.
As demonstrações financeiras mostram, por exemplo, que a empresa tem
$XXX milhares em dívidas. Isto é um dado. A conclusão de que a dívida é excessiva ou é normal, de que a empresa pode ou não pagá-la é informação.
As demonstrações financeiras publicadas de uma empresa podem apresentar centenas de números, isto é, de dados. Em média são 40 cifras no Balanço, 20 na
Demonstração de Resultado, 20 na Demonstração das Origens e Aplicações de
Recursos e 40 na Demonstração das