Apostila An Lise De Demonstra Es Financeiras
Análise Horizontal:
A Análise Horizontal dedica-se a elucidar como está ocorrendo a evolução de cada item ou conjunto de itens constantes das demonstrações financeiras no decorrer dos tempos. É chamada de horizontal por duas razões:
1) Estabelece o primeiro ano ou o ano-base para a análise e a partir deste verifica qual foi a evolução nos anos seguintes;
2) Preocupa-se com o crescimento ou decrescimento de itens ou conjunto de itens específicos, ou seja, não compacta um item com outro no mesmo período e sim o mesmo item a cada período.
Análise Vertical:
Uma das grandes utilidades da Análise Vertical concentra-se na verificação da estrutura de composição dos itens das demonstrações financeiras e a sua evolução no tempo, com enfoque especial, também, ao estudo de tendências.
A ideia dessa análise consiste no seguinte: estabelecer um item como base e a partir daí verificar quanto cada um dos demais itens representa em relação àquele escolhido como base. É a análise da estrutura da demonstração do resultado e do balanço patrimonial, buscando evidenciar as participações dos elementos patrimoniais e de resultados dentro do total. Normalmente utiliza-se como item base, na DRE, a receita líquida, e no balanço
Patrimonial o valor total do ativo e o valor total do passivo.
Objetivos da análise vertical e horizontal:
Em termos genéricos, os objetivos são:
Análise Vertical: mostrar a importância de cada conta em relação à demonstração financeira a que pertence e, através da compactação com padrões dos ramos de atividade ou com percentuais da própria empresa em anos anteriores, permitir inferir se há itens fora das proporções normais.
Análise Horizontal: mostrar a evolução de cada conta das demonstrações financeiras e, pela comparação entre si, permitir tirar conclusões sobre a evolução da empresa.
Principais objetivos da Análise Vertical/Horizontal conjuntamente:
Indicar a estrutura do Ativo e Passivo, bem como suas