An Lise Cr Tica Ensino III
CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA – QMC5504 – ENSINO DE QUÍMICA III
PROFESSOR: JOSÉ CARLOS GESSER
ALUNOS: ALEX ROGER TEIXEIRA – HUGO SANTOS PEREIRA
ANÁLISE CRÍTICA.
A partir da análise dos livros de Química orgânica do ensino médio dos seguintes autores: Carmo Gallo Netto (Química – Volume 3) e Júlio Cézar Foschini Lisboa (Química – Vol.3), verificou-se uma diferença significativa nos métodos de abordagem dos conteúdos propostos.
Partindo-se da observação do sumário de cada obra, verificamos na de Netto assuntos que muitas vezes são vistos apenas no curso de graduação em química. Assim, tomamos o cuidado de eleger um assunto para uma comparação. O tema escolhido foi “aminoácidos”.
A observação inicial da obra de Netto foi o pouco volume de informações sobre o tema, que é abordado de forma muito conceitual com pouca exploração de exemplos e sem nenhuma forma de contextualização. O conceito de aminoácidos foi reduzido à apenas sua caracterização estrutural. E os exercícios que o autor trabalha são totalmente voltados para o vestibular e não visam o entendimento do aluno, mas sim que o aluno decore-os sem que haja aprendizagem significativa. Recursos utilizados são apenas textuais, sem uso de imagens que o auxiliem.
A proposta que o autor expõe na apresentação do livro: “com novas fórmulas que o tornem a aprendizagem mais motivadora, presente e acessível para os alunos” é totalmente deixada de lado. Em suma, o livro traz uma abordagem muito tradicional, que não ensina o aluno, apenas faz o memorizar durante algum tempo um conceito que o livro não faz referência a alguma situação onde ele é aplicável em sua vida.
Na obra de Júlio, já na apresentação o autor relata ao aluno que em cada capítulo ele irá descobrir a importância da química e de outras ciências para a compreensão do mundo em que vivemos. O livro inteiro traz muitas imagens coloridas do cotidiano. Com relação ao tema