Amsted Maxion
História da empresa: A AmstedMaxion foi criada no início do novo milênio, a partir da associação entre a norte-americana Amsted Industries Inc. e a brasileira Iochpe-Maxion, sucessora da FNV - Fábrica Nacional de Vagões, fundada em 1943.
Com sete décadas de atividades, figura como uma das principais referências latino-americanas no desenvolvimento e fabricação de vagões de carga em aço e alumínio, rodas de aço fundido, truques, rodeiros e sistemas de choque e tração, além de prestar serviços de reparação, adaptação e modernização de vagões e componentes. Pioneira, a AmstedMaxion atende a todas as ferrovias e seus usuários no Brasil e no exterior, incluindo empresas de leasing de vagões.
Em uma das maiores fundições de aço da América do Sul, são produzidas peças de até 6 toneladas para aplicação em máquinas e setores de construção civil, mineração e ferroviário. Por tudo isso, é uma empresa que está presente na vida de milhares de pessoas. Sim, porque em algum momento, aquele produto que chegou à sua casa já passou por um caminho criado pela AmstedMaxion.
1943 - Início das atividades da FNV - Fábrica Nacional de Vagões, no Rio de Janeiro-RJ, a primeira do segmento ferroviário no Brasil.
1945 - A FNV Transfere suas operações para Cruzeiro-SP, onde hoje funciona uma das unidades da AmstedMaxion.
1970 - Diversificando seus negócios, a FNV inicia o segmento de fundidos industriais com a implantação da Fundição de Aço.
1980 - A FNV inicia sua atuação no mercado de rodas ferroviárias de aço fundido.
1990 - O grupo brasileiro Iochpe-Maxion assume o controle da FNV.
2000 - De um joint venture entre Iochpe-Maxion e o grupo americano Amsted Industries Inc. um dos maiores do mundo surge a AmstedMaxion.
2005 - Aquisição definitiva de toda a planta industrial de Hortolândia-SP.
2009 - A AmstedMaxion apresenta uma nova visão com a renovação de sua marca, slogan e conceito.
2010 - Consolidação da linha de serviços através da Amais, que propõe soluções