Amplificadores
CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA INDUSTRIAL
AMPLIFICADOR OPERACIONAL
ALUNOS: Tatiane C. Santaratto Sasai
Thiago Bueno Sasai
AMPLIFICADOR OPERACIONAL
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Eletrônica Linear, do curso de Técnico de Mecânica, turno noturno, da Escola Técnica CEPEP ministrado pelo professor Henrique Dinarte.
CEPEP ESCOLA TÉCNICA
AMPLIFICADOR OPERACIONAL
Trabalho apresentado como pré-requisito para obtenção de nota de Amplificadores Operacionais da Escola Técnica CEPEP, submetida à aprovação da banca examinadora composta pelos seguinte membro:
Prof. Henrique Dinarte
Recife, 11 de Abril de 2013.
RESUMO
O amplificador operacional recebeu este nome porque foi projetado inicialmente para realizar operações matemáticas utilizando a tensão como uma analogia de outra quantidade. Esta é a base dos computadores analógicos onde os amp ops eram utilizados para realizar as operações matemáticas básicas (adição, subtração, integração, diferenciação, e outras). Neste sentido, um verdadeiro amplificador operacional é um elemento do circuito ideal. Os amplificadores reais utilizados, feitos de transístores, válvulas, ou outros componentes amplificadores, são aproximações deste modelo ideal.
Os amp ops foram desenvolvidos na era das válvulas termiônicas, onde eles eram usados em computadores analógicos. Os amp op modernos são normalmente construídos em circuitos integrados, apesar de ocasionalmente serem feitos com transistores discretos, e geralmente possuem parâmetros uniformes com encapsulamentos e necessidades de alimentação padronizados, possuindo muitos usos na eletrônica.
A maioria dos amp ops simples, duplos ou quádruplos disponíveis possuem uma pinagem padronizada que permite que um tipo seja substituído por outro sem mudanças na pinagem. Um amp op