amostra
Vimos que o objetivo da Estatística é estudar os fenômenos coletivos. Os fenômenos coletivos estão associados à população. Então dizemos que: “População é todo conjunto cujos elemestos possuem alguma característica em comum”.
Variáveis
A característica comum associada à população também é chamada de variável.
Exemplos:
Para o fenômeno “sexo” são dois os resultados possíveis: sexo masculino ou sexo feminino. Para o fenômeno “número de filhos” há um número de resultados possíveis expressos através dos números naturais: 0,1, 2, 3, 4,... n.
Para o fenômeno “estatura” temos uma situação diferente, pois os resultados podem tomar um número infinito de valores dentro de um determinado intervalo.
Então, podemos dizer que “Variável é, convencionalmente, o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno”.
Os exemplos acima nos dizem que uma variável pode ser:
Qualitativa – Quando seus valores são expressos por atributos: sexo (masculino/ feminino), cor de pele (branca, preta, amarela, vermelha, parda), etc.
Quantitativa – Quando seus valores são expressos em números (salários dos operários, idade dos alunos de uma escola, etc.) Uma variável quantitativa que assumir, teoricamente, qualquer valor entre dois limites recebe o nome de variável contínua; uma variável que só pode assumir valores pertencentes a um conjunto enumerável recebe o nome de variável discreta.
Assim, o número de alunos de uma escola pode assumir qualquer um dos valores do conjunto N= {1,2,3...58,...}, mas nunca valores como 2,5 ou 3,78 ou 4,325, etc. Logo, é uma variável discreta. Já o peso desses alunos é uma variável contínua, pois um dos alunos tanto pode pesar 72kg, como 72,5kg, etc., dependendo esse valor da precisão da medida.
De modo geral, as medições dão origem a variáveis continuas e as contagens ou enumerações, a variáveis discretas.
Amostra
Como em qualquer estudo estatístico, temos em mente pesquisar uma ou mais