Amortização
Amortização
Amortização é um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde à soma do reembolso do capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor, podendo ser o reembolso de ambos, sendo que os juros são sempre calculados sobre o saldo devedor.
Conceitos de Amortização
Existe alguns termos que são utilizados no meio econômico/financeiro em relação à amortização que é interessante conhecer. São eles:
* Credor ou mutuante: É a pessoa que mutua, ou seja, que cede o empréstimo. * Devedor ou mutuário: É aquele que recebe alguma coisa por empréstimo. * Taxa de juros: É a taxa acordada entre as partes. É sempre calculada sobre o saldo devedor, também é chamada de custo do dinheiro. * Prazo de carência: Corresponde ao período compreendido entre o prazo de utilização e o pagamento da primeira amortização. * Prazo de utilização: Corresponde ao intervalo de tempo durante o qual o empréstimo é transferido do credor para o devedor. * Prazo de amortização: É o intervalo de tempo durante o qual são pagas as amortizações. * Parcelas de amortização: Correspondem às parcelas de devolução do principal. * Prestação: É a soma da amortização acrescida de juros e encargos.
Sistemas de Amortização
Atualmente existem nove tipos de Sistemas de Amortização. São eles:
* Sistema de Pagamento Único; * Sistema Francês de Amortização (Tabela Price); * Sistema de Amortização Constante (SAC); * Sistema de Amortização Misto (SAM); * Sistema de Amortização Americano; * Sistema Americano com Sinking Fund; * Sistema de Amortização Variável; * Sistema Alemão de Amortização;
Sistema de Pagamento Único
Ocorre um único pagamento (capital + juros) no final do período estipulado.
Sistema de Pagamento Único | n | Juros | Amortização do
Saldo devedor | Pagamento | Saldo devedor | 0 |