Planejamento estratégico
A capacidade de planejar é uma das ferramentas mais importantes em nossa vida. Saber qual profissão escolher, onde passar as férias, qual esporte praticar, qual roupa vestir... A vitória ou derrota de cada ação na vida é fundamentalmente baseada em planejamento. Não é muito diferente dentro das empresas onde a ferramenta principal para atingir objetivos e resultados se definem nesse conceito.
O planejamento dentro de uma empresa vai além dos aspectos financeiros, ele é a trilha, o caminho para o sucesso da empresa.
Palavra-chave: Planejamento – Empresa – Estratégias.
Introdução
O planejamento se faz necessário em todas as atividades da empresa, onde surgiu da necessidade do mercado, levando as empresas em busca da perfeição da concorrência. Devido à globalização, constantes mudanças vêm ocorrendo no ambiente dos negócios, fazendo com que as empresas aprimorem seus processos de planejamento, avaliação, controle e estratégias.
Segundo OLIVEIRA, Perez Jr. e Silva (2009, apud Hoji Masakazu, 2010, p.3), no ambiente empresarial, estratégia é uma forma de pensar no futuro, uma atividade que deve estar integrada no processo decisório das organizações e que envolve o profundo conhecimento do negócio e a verificação sistemática de tendências.
Desenvolvimento
O planejamento dentro de uma empresa deve respeitar alguns princípios para que os resultados de sua operacionalização sejam os esperados. 1. Planejamento e Controle
A área de planejamento e controle executa funções ligadas ao monitoramento dos planos de ação da empresa, avaliando os resultados das ações planejadas pelos gestores de cada área.
A função de controle é a de avaliar e informar os resultados efetivos em relação aos números planejados. 2.1 Planejamento
Planejamento é a função administrativa que determina com antecedência as ações a serem executadas dentro do cenário e condições preestabelecidas para atingir os objetivos fixados.
1.1.2 Níveis de Planejamento
Há três níveis