Amortecedor
Escola de Engenharia
Departamento de Engenharia Mecânica
Guia da Unidade Curricular
Integradora VIII
Iniciação à Investigação
Energia e Ambiente
Concepção de Estruturas
Tecnologias da Produção
João Pedro Mendonça Assunção Silva
Guimarães – Março de 2014
MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA
INTEGRADORA VIII (2012/13)
INTRODUÇÃO: JUSTIFICAÇÃO DO TEMA E MOTIVAÇÃO
A UC Integradora VIII surge no 2º semestre do 4 ano e é a última unidade curricular do seu género no Plano de Estudos do futuro
Engenheiro Mecânico. Apesar da UC ainda visar a integração de conhecimentos do semestre (complementos de fisica, engenharia avançada - na respectiva especialização - e organização e gestão do sector produtivo) em certa medida esta UC constitui a disciplina preparatória para o trabalho de Dissertação que no ano seguinte o aluno deve levar a termo.
Por outro lado, de acordo com os pressupostos que levaram ao ciclo de estudos do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica [1], as valências de integração da Investigação Científica devem complementar as competências técnicas que estão afectas ao futuro
Engenheiro Mecânico (porque elemento activo no projecto e desenvolvimento de produtos). Às competências profissionais que as disciplinas tecnológicas devem conferir, juntam-se assim as competências científicas desejáveis para promoção da competitividade das suas futuras funções como profissional de engenharia.
Ainda citando [1]1 “espera-se que um engenheiro seja capaz de aplicar resultados de investigação científica em projectos inovadores.
Em alguns casos esses projectos necessitam mesmo que a investigação que lhes foi subjacente seja continuada. O engenheiro necessita então de ser capaz de conduzir de forma autónoma trabalho de investigação, ou pelo menos entender os princípios da abordagem científica.
Assim, o aluno deve progressivamente ser introduzido à prática da investigação, apreendendo as