amortecedores
DO PIAUÍ – UNINOVAFAPI
MARCOS DANIEL DA COSTA SOUSA
ESTUDO SOBRE A DEGRADAÇÃO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
TERESINA-PI
2013
MARCOS DANIEL DA COSTA SOUSA
ESTUDO SOBRE A DEGRADAÇÃO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Atividade Discente apresentada como exigência da disciplina de CIENCIAS DOS MATERIAIS, no estudo sobre a DEGRADAÇÃO DA MADEIRA NA
CONSTRUÇÃO CIVIL- 3º Período - do Centro
Universitário de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí – UNINOVAFAPI.
TERESINA
2013
A Degradação da Madeira
1. INTRODUÇÃO
A madeira é empregada na construção civil, de forma temporária, na instalação do canteiro de obras, nos andaimes, nos escoramentos e nas fôrmas. De forma definitiva, é utilizada nas esquadrias, nas estruturas de cobertura, nos forros e nos pisos.
A madeira é uma matéria-prima importante e versátil em vários setores da atividade humana, pois pode ser aplicada a diversas situações. A madeira permanece um dos materiais mais úteis num mundo de recursos decrescentes e é um componente de primeira importância nas edificações históricas.
A madeira é um dos produtos mais valiosos que as árvores oferecem. Constitui a maior parte do tronco arbóreo, que se compõe de duas porções fundamentais, uma viva e externa, o alburno, outra morta e interna, o cerne. Sob o aspecto comercial, entretanto, a madeira propriamente dita é somente o cerne, em virtude das suas qualidades de resistência, durabilidade e beleza.
Os materiais de construção são degradados pelos efeitos de condições ambientais adversas e a extensão dos danos consequentes depende quer dos materiais, quer da sua condição. Entre os materiais mais degradáveis, destacam-se a madeira, a tinta, os têxteis e o papel.
2. DESENVOLVIMENTO
A madeira pode participar provisoriamente ou definitivamente em todas as etapas de uma construção, desde a fundação, estruturas, pavimentos, vedações e
revestimentos,