amor e odio
SÃO LUIS
MARÇO/2014
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
ATIVIDADE AVALIATIVA I
Atividade de Avaliação apresentada em cumprimento das exigências da disciplina PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO do curso de Administração EAD.
MARÇO/2014
O Brasil é conhecido mundialmente por ser um dos países que mais paga tributos, entre taxas, impostos e contribuições são mais de 80, que o cidadão paga como pessoa física e jurídica.
Quando se trata de uma pessoa jurídica é o administrador da empresa quem deve se responsabilizar por manter em ordem todos esses pagamentos e realizá-los da maneira mais econômica possível e realizando a correta administração do ônus tributário.
Este é o objetivo do planejamento tributário reduzir legalmente a quantidade de dinheiro que será entregue ao governo, pois os tributos são uma grande parcela dos custos da empresa, aproximadamente 33 % do faturamento de uma empresa é reservado para pagar tributos.
É possível usar métodos que são autorizados pela lei para diminuir estes custos ou adiá-los, mesmo quando o governo é prejudicado, o administrador junto com um contador buscam esses meios, isto é chamado de elisão fiscal, os procedimentos legais utilizados pela empresa.
Porém muitos apelam para os fins não legais, que violam a lei fiscal, e uma vez que o governo encontra essa fraude a empresa responde em termos legais pelo ocorrido, sonegação fiscal ou evasão fiscal.
O planejamento tributário possui ainda três principais finalidades, são elas, evitar a incidência do fato gerador do tributo, reduzir o montante do tributo ou reduzir a base de calculo do tributo, e retardar o pagamento do tributo sem que gere multa.
Faz parte das obrigações do administrador de acordo com a Lei 6.404/76, artigo 153, o planejamento tributário em qualquer que seja a empresa, a omissão dessa obrigação causa descrença e má fé no profissional em questão, pois entendesse que é uma função básica do