Cultura amor e odio
Uma empresa é composta essencialmente por pessoas, e estas devem ser balizadas por sua cultura organizacional. Esta por sua vez consiste nas crenças, valores, regras de conduta, morais e éticas, e ainda pelos princípios e políticas de gestão implantadas pela organização.
Estes elementos evidenciam a importância da cultura organizacional de uma empresa como o alicerce de suas ações e práticas de gestão de pessoas e resultados. Toda empresa, seja qual for seu tamanho, tem sua política organizacional, e ainda que ela não seja clara, é a partir desta cultura que os colaboradores são orientados para a realização de suas tarefas.
Tarefa 2 :
Na cultura do amor, se agrega na cooperação espontânea ,fundamental a equipes solidárias e integradas.
Na cultura do ódio, que se desagrega, estimula-se a competição predatória, como manifestação do individualismo egocêntrico, antiequipe.
Para que haja mudança em ambas as culturas, precisam ter a liderança, integração e renovação, a cultura do amor já exerce esses exercícios, portanto serviria para a cultura do ódio.
Tarefa 3:
Cultura do Amor Cultura do Ódio
Agrega Desagrega
Cooperação espontânea Competição predatória
Equipes solidárias e integradas Individualismo egocêntrico
Liderança Antiequipe
Espírito cooperativo Tirânia
Fidelidade / Lealdade Autoridade
Solidariedade Competitividade /predador
Tarefa 4:
A felicidade na empresa cria condições adequadas para a efetiva produtividade , desenhando um quadro proporcionador ,que caracteriza por : - Harmonização afetiva - Segurança social e técnica - Contribuição á causa comum - Valorização pessoal
Esses quatros itens básicos de uma filosofia de ética e felicidade no trabalho implicam uma Cultura de Participação , onde se destacam :
- Liderança
- Integração
- Renovação
É por intermédio do exercício dessas três condições que se abrem canais para expressão de sentimentos , apresentação de ideias e contribuição