Arte rupestre
Há milhares de anos os povos antigos já se manifestavam artisticamente. Embora ainda não conhecessem a escrita, eles eram capazes de produzir obras de arte. A arte rupestre é composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas pelos homens da Pré-História. É um termo utilizado também para descrever a prática que os povos antigos tinham de entalhar a rocha, e empilhar pedras para formar desenhos no chão. O estudo desta forma de expressão contribui com os conhecimentos que os cientistas têm a respeito do dia a dia dos povos antigos.
- Idade da pedra lascada Idade da pedra polida
Paleolítico Inferior Paleolítico Superior Neolítico
*caça e coleta Início Arte Rupestre *início da agricultura
*domínio do fogo * artesanato, construção de pedras
Arte na Idade da Pedra Lascada;
Como principal característica temos o naturalismo: Os animais, a natureza e tudo que eles podiam captar, eles reproduziam.
Pintura e desenho: começaram a desenhar e pintar animais. O motivo era que através da pintura de animais, feita por caçadores, eles poderiam capturá-lo no momento de sua caça.
Mãos em negativo: utilizadas para demarcar território, uma espécie de assinatura.
Interpretação da natureza– suas imagens produzidas nas cavernas revelam traços de força e movimentos para figuras de animais selvagens, como os bisontes e traços mais leves e frágeis, como nos cavalos.
Escultura– as mulheres eram as mais reproduzidas nas esculturas. Acredita-se que as esculturas estão ligadas à questão da fertilidade.
Instrumentos– utilizavam para fazer as pinturas óxidos minerais, osso, carvão, sangue de animais e vegetais e também o pó proveniente da trituração de pedras para fazer as mãos em negativo.