Amor De Perdi O
Domingos Botelho e D. Rita Castelo Branco tiveram 5 filhos: o mais velho Manuel Botelho, o segundo filho Simão Botelho e ainda teve 3 meninas: Maria, Ana e a mais nova Rita.
Dos 5 filhos, Simão era o mais «rebelde». O seu irmão, Manuel, caracterizava-o como «um temeroso do génio sanguinário».
Ao lado, da casa onde vivia a família Botelho, vivia uma outra família: Os Albuquerque. Estas duas famílias odiavam-se pois Domingos tinha-os prejudicado em vários julgamentos.
Um dia Simão estava na janela da sua irmã mais nova, Rita, quando vê que está, na janela ao lado, uma rapariga muito bonita e por quem se apaixona perdidamente, Teresa de Albuquerque. Teresa ao ver Simão também se apaixona por este. Mas Teresa e Simão têm um grande obstáculo á sua frente: o facto das suas famílias se odiar.
Mesmos cientes desse obstáculo, os enamorados vão manter contacto por meio de cartas que trocam por intermediário de uma mendiga.
Tadeu Albuquerque, pai de Teresa, arranja Baltazar para se casar com ela. Planeia, dessa forma, impedir uma união que considera criminosa.
Tadeu propõe à sua filha o casamento com Baltazar. Como esta recusa, ele ameaça-a com o convento, que ela aceita. Mais tarde é Baltazar quem pressiona a própria prima, com a alegação de que estava disposto a tudo para "salvá-la". A rapariga não muda de ideias e comunica a Simão, por meio de uma carta, tudo o que ocorreu. O jovem fica mais irritado com a intromissão do primo de Teresa.
Simão, cego de desespero, decide sair de Coimbra (onde estudava) e ir para Viseu. Com a ajuda de um arrieiro, hospeda-se na casa do ferrador João da Cruz, que o ajuda pois tem uma dívida para com Domingos Botelho (pai de Simão). João da Cruz tem uma filha, Mariana, que se apaixona por Simão no