Resumo Do Livro Amor De Perdi O
De
Camilo Castelo Branco
Em 1779, o bacharel Domingos Botelho,«fidalgo de linhagem e um dos mais antigos solarengos de Vila Real de Trás- os-Montes»,casou em Lisboa, sendo então juiz de fora em Cascais, com D.Rita Preciosa, tendo em 1784 sido transferido para Vila Real, como desejava e onde D.Rita foi recebida com honra.
Com ciúmes sem razão, conseguiu Domingos Botelho, por volta de 1790, transferência para Lamego mas D.Rita não gostava e em 1801, o casal e os cinco filhos (2 rapazes e3 raparigas passaram a viver em Viseu. Os filhos varões estudavam em Coimbra.
Com 15 anos, Simão regressa a Viseu mas continua a fazer distúrbios e vadio. Por um desses incidentes, foge para Coimbra, a aguardar o perdão do pai.
Depois de preso em Coimbra volta a Viseu, já com 17 anos, apaixona-se aí por Teresa de Albuquerque bonita de 15 anos filha de (Tadeu de Albuquerque) odiava os Botelhos por questões judicias.
Namoravam às escondidas, mas, foram descobertos, Teresa é ameaçada de convento e Simão vai para Coimbra para estudos, Simão em Coimbra é um brilhante estudante.
Tadeu de Albuquerque apressa o casamento de seu sobrinho Baltasar com Teresa, mas ela diz ao primo que não ama outro homem e Baltasar sabe ser Simão que a pretende salvar. Tadeu não quer que Teresa dê o coração ao filho do seu maior inimigo e diz-lhe que poderá esperar num convento a morte dele, para depois ser desgraçada à sua vontade. Teresa promete morrer para todos os homens, menos para seu pai.
Teresa por carta conta a Simão. Dias depois, Tadeu anuncia à filha que, nesse mesmo dia, casará com Baltasar. Teresa pergunta ao pai se ela será feliz com o seu sacrifício, pedindo-lhe que a mate em vez de a obrigar ao casamento. Tadeu resolve metê-la num convento e diz ao sobrinho que Teresa já não é sua filha e por isso não lhe pode dar Teresa.
Baltasar pede ao tio que não meta Teresa no convento e que espere a vinda de Simão a Viseu. Tadeu assim faz e Teresa dá de tudo notícia a Simão