trovadorismo
resumo : O trovadorismo foi um período literário da Idade Média (Época Medieval –século XII ao século XV) onde predominava o feudalismo, portanto, um sistema de poder baseado na posse da terra, onde a supremacia era do clero (teocentrismo) e da nobreza (senhores feudais, patriarcalismo).
Era predominante o uso da literatura oral, associada a música e a dança (cantigas). As características desse período são: homem voltado para o céu e para Deus; luta pela hegemonia Greco-latina, bárbara e árabe; Teocentrismo: Deus; espiritualismo; Espírito de renúncia; cristianismo; preocupação com a salvação da alma; a expressão mística do rosto; submissão a Igreja e ao senhor feudal; Linguagem: dialetos; linhas em ascensão para Deus: gótico; O Evangelho: fonte de inspiração artística; o latim a serviço da fé; submissão a ordem estabelecida por Deus no Universo; exaltação das faculdades do espírito; sobreposição da vida eterna à vida terrena; predomínio do sentimento sobre a razão; santos cristãos; simplismo; geocentrismo.
Os principais representantes desse período, trovadores (poetas-cantores) foram Pairo Soares de Taveirós, autor da cantiga da ribeirinha, cantiga de amor homenageando uma dama da corte D. Maria Paes Ribeiro; e D. Dinis, o rei trovador e mecenas (protetor das artes). Novelas de cavalaria (criações populares), O rei Artur e os cavaleiros da Távora Redonda, Carlos Magno e os doze padres da França estão entre suas obras.
Fonte: http://pt.shvoong.com/books/classic-literature/2198515-resumo-trovadorismo/#ixzz2Ljzmeymp
Introdução Podemos dizer que o trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal estava no processo de formação nacional. Trovadores
Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas). Estas cantigas