TETRIS CONJUNTO HABITACIONAL
Escritório: OFIS arhitekti
Arquitetos responsáveis: Rok Oman & Spela Videncink
Local: Liubliana, capital de Eslovênia
Início do projeto: 2005-2006
Período de construção: fevereiro de 2006 à setembro de 2007
Cliente: Gradis G group. Liubliana. Vendido posterirmente
ao fundo de habitação Esloveno
Área construída: 5.000 m2 ( 62 unidades habitacionais)
Custo da construção: 650EUR/m²
Eslovênia:
é um pequeno país do Leste Europeu
Liubliana: é a capital e maior cidade da Eslovênia com cerca de 272 220 habitantes
A implantação do edifício foi resolvida de maneira linear, em um terreno alongado, onde a edificação está localizada na porção central, de modo a liberar os espaços do entorno tanto para áreas verdes como circulação e estar. Não há delimitação física do edifício, liberando a área do entorno para o espaço publico, além de proporcionar permeabilidade.
O edifício está direcionado no eixo nortesul, com o norte voltado para uma avenida movimentada, a qual influenciou num deslocamento de trinta graus (30°) das varandas, criando uma espécie de janelasasas que se orientam para a parte sul, distanciando-se do ruído.
A localização é no limite de um bairro planejado com 650 apartamentos, que foi concluído no ano passado. Além disso, este bloco de apartamentos é do tipo social e foi vendido para o Fundo esloveno de Habitação.
Foi desenvolvido um edifício de 4 andares, 58 metros de comprimento e 15 de largura.
Como a orientação do edifício é para uma estrada movimentada as aberturas do apartamento, juntamente com suas varandas são deslocadas em 30 graus janela se abrem para uma face mais silenciosas e mais orientada para o sul (melhor insolação). No futuro estão previstos mais dois blocos em ambos os lados longitudinais, portanto não há janelas diretas para o leste e oeste. Cada apartamento tem vista para a sua própria varanda, às vezes, há também uma galeria envidraçada. Desta maneira é