Amor De Perdi O
BEATRIZ DEMASI N°2, BEATRIZ RODRIGUES Nº3, CAROLINE MIRANDA N°04 E LETÍCIA FABRI N°19
RESUMO DO LIVRO “AMOR DE PERDIÇÃO”
Americana
2015
RESUMO
Simão Botelho era filho de um desembargador, tinha um irmão e irmãs, sua preferida era a caçula Rita, que possui o mesmo nome de sua mãe.
Simão envergonhava a família, pois seu círculo de amizade era de uma camada mais pobre e ele vivia como desordeiro, e, com isso, seus pais não sentiam amor por ele.
Depois de um tempo Simão mudou e não saia mais de casa, passava a maior parte do seu tempo com a sua irmã Rita. Ele estava tendo um romance com Teresa Albuquerque, filha de Tadeu Albuquerque. Suas famílias eram inimigas e o romance permaneceu em segredo.
Simão voltou a estudar em Coimbra e mantinha o relacionamento por cartas, assim Rita e Teresa ficaram amigas e o romance foi confidenciado a Rita. Domingos acabou descobrindo o romance e assim, Tadeu ofereceu a mão de Teresa ao primo Baltasar.
Simão ficou enfurecido e voltou para a cidade, mas passou a morar com um ferreiro, João da Cruz, que o hospedou, pois o pai de Simão já o salvou uma vez. Sua filha, Mariana, se apaixonou por ele, mas era um amor não correspondido.
Teresa e Simão tentaram se encontrar em um baile, mas Baltasar descobriu as tentativas e impediu. João e Mariana se dedicaram a cuidar de Simão fielmente.
Com a negação de Teresa a se casar, ela foi levada a um convento, mas mantinha as correspondências com Simão, que depois acabou matando Baltasar num confronto.
Simão foi para a prisão e recusou a ajuda da família, só recebia ajuda de João e Mariana que, mais tarde, entrou em demência de tão devota e apaixonada por Simão.
Simão foi condenado à forca, por ter matado Baltazar, mas seu pai impediu e ele foi transferido de prisão. Nesse tempo Mariana voltara à sua sanidade e logo à sua dedicação a Simão. Nesse período João já vivia insatisfeito com a “perda” da filha e foi assassinado pelo filho do homem que matou