Amoeba - so
O Amoeba é um sistema operacional que usa computação distribuída. É um sistema de código fonte aberto e que tem o objetivo de construir um S.O. Distribuído transparente e que consiga incorporar um grande numero de CPUs distribuídos dentro de uma rede. Foi desenvolvido inicialmente em 1981 na Universidade Vrije em Amsterdam em destaque pelo aluno Andrew S. Tanenbaum e outros estudantes de doutorado como projetam de pesquisa em computação distribuída. Teve sua primeira versão lançada em 1983 foi o AMOEBA 1.0.
HISTÓRICO
O sistema operacional amoeba foi criado na Holanda em Vrije Universiteit, Amsterdam, 1981 como projeto de pesquisa em computação paralela e distribuída e teve como autor principal Andrew Stuart Tanenbaum que é o atual chefe do Departamento de sistemas de computação, na Universidade Vrije, Amsterdã nos Países Baixos e mais três estudantes de doutorado em 1983 foi lançado o primeiro protótipo o AMOEBA 1.0.
Em 1984 um novo grupo se formou para novas pesquisas fazendo com que vários países europeus se engajarem no projeto tendo com patrocínio a União Europeia apos isso surge AMOEBA 3.0 que tinha RPC (remote procedure call) diferente dos anteriores com esse novo sistema era possível fazer processamento transparente entre cidades distantes.
O sistema evoluiu incorporando parte do unix, comunicação entre grupos, protocolos de baixo nível este exemplo com o kernel unix é encontrado na versão do AMOEBA 5.0.
Apos isso o sistema AMOEBA entra em desuso pois foi criado basicamente para fins de pesquisa, não tendo a pretensão de ser comercializado.
Sistema distribuído:
Definição de Andrew Tanenbaum: “é uma coleção de computadores independentes que se apresenta ao usuário como um sistema único e consistente";
Definição de George Coulouris: "coleção de computadores autônomos interligados através de uma rede de computadores e equipados com software que permita o compartilhamento dos recursos do sistema: hardware, software e dados". Ou seja,