SO fora de mercado
Segunda-feira, 2 de julho de 2007
Sistemas Operacionais Fora de Mercado
Trabalho de Informática I
Grupo:
Alexandre Silva
André Guimarães
Clóvis P. de Oliveira
Gabriel Vaz Faria
Sumário
Introdução
03
Amoeba
03
BeOS
04
Multics
05
Conclusão
06
Bibliografia
06
Sistemas Operacionais Fora de Mercado
• Introdução
Um SO é um programa que age como um intermediário entre um usuário de computador e o hardware. Os objetivos básicos de um sistema operacional:
Abstração – o sistema operacional faz toda as tarefas de acionamento de hardware tornando mais simples para o usuário o manuseio do computador;
Gerência de Recursos – em um sistema computacional, há várias atividades sendo realizadas ao mesmo tempo (leitura,edição, armazenamento de dados, etc..). Cabe ao SO fazer essa gerência para que não haja conflitos entre as operações.
Logo abaixo se encontra uma abordagem sobre os ‘sistemas operacionais fora de mercado’ que é o principal tema desse trabalho:
1. Sistema Operacional Amoeba
O Amoeba teve a sua origem de um projeto de pesquisa na área de computação paralela e distribuída, desenvolvido em Amsterdã na Holanda em 1981. Sendo desenvolvido por Andrew
S. Tanenbaum e três de seus alunos de doutorado, após dois anos ficou pronto o primeiro protótipo do sistema, o Amoeba 1.0.
Ao contrario de outros sistemas, o projeto do SO Amoeba começou do zero. A idéia básica era experimentar novos conceitos, sem compromisso de compatibilidade com qualquer outro sistema já existente. O principal objetivo era a construção de um sistema operacional distribuído que fornecesse um ambiente de teste para experiências em programação paralela e em programação distribuída.
O Amoeba aceita dois tipos de usuários. Os que utilizam o sistema da mesma forma que fariam com um sistema tradicional de compartilhamento de tempo, e outros interessados em experiências com algoritmos