Amistad
FACULDADE DE CIENCIAS JURIDICAS DE PARAISO DO TOCANTINS - FCJP
Victor Souza Diniz
Wagner Schwabacher
AMISTAD
PARAÍSO DO TOCANTINS-TO
2012
UNIÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR DO MÉDO TOCANTINS
FACULDADE DE CIENCIAS JURIDICAS DE PARAISO DO TOCANTINS - FCJP
Victor Souza Diniz
Wagner Schwabacher
AMISTAD
Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina de História do Direito do curso de Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas de Paraíso, sob a orientação da Professora Lúcia Vilela.
PARAÍSO DO TOCANTINS-TO
2012
INTRODUÇÃO
Dirigido por Steven Spielberg,o filme Amistad reconta o verídico motim acontecido em alto mar, no ano de 1839, a bordo do navio espanhol “La Amistad”,quando um grupo de 53 escravos de diversas etnias, se rebelaram e tomaram controle do navio, trucidando a grande maioria da tripulação e obrigando os dois sobreviventes a levá-los de volta para a África. No entanto, os líderes do motim não conheciam os caminhos, que poderiam levá-los de volta ao continente africano e por esta razão, acabaram traídos e o navio foi interceptado no litoral norte dos Estados Unidos, na costa de Connecticut. Os insurgentes foram presos e com isto, iniciou-se um intenso embate judicial entre a coroa espanhola,traficantes de escravos e comerciantes estadunidenses, todos reclamando aposse da “mercadoria humana”. Para sua defesa, o grupo de negros conta com a apaixonante oratória do jovem advogado Roger Baldwin, os abolicionistas Theodore Jodson e Lewis Tappian e a ajuda incidental do ex-presidente JohnQuincy Adams.
DESENVOLVIMENTO
No capitulo onze, Cinque descreve ao advogado porque ele foi escolhido para ser o líder do grupo, e também de como chegara até o navio, conta que foi entregue por tribos vizinhas da sua aldeia, por questões de guerra e