Amistad
“ AMISTAD “
O filme “ AMISTAD “, trata de um fato verídico e um grande marco histórico ocorrido nos EUA no ano de 1839, num contexto de divergências entre o Norte abolicionista, em crescente demanda industrial e os Sulistas agro-exportador e escravista, com dificuldades financeiras que devido as Leis e tratados internacionais contra o Tráfico de escravos negros, não conseguiam aumentar sua mão de obra escrava.
Negros Africanos até então livres, que viviam com suas famílias, foram sequestrados por bandos em seus lares em troca de armas. Trancafiados e acorrentados um ao outro no porão de um navio negreiro com nome de AMISTAD, foram torturados, abusados e maltratados, passavam fome, adoeciam, e jogados ao mar mesmo vivos, principalmente quando avistada tropas das Guardas-Costeiras dos EUA e Inglaterra.
Num determinado momento da viagem de travessia ao mar, após serem reembarcados ao AMISTAD em CUBA, os negros conseguem se libertar das correntes, dominando e exterminando a tripulação, restando apenas dois sobreviventes dessa tripulação e boa parte dos sobreviventes negros que agora dominam a embarcação, decidem voltar para a Africa e seus lares, porém nenhum deles detém conhecimento necessário para navegar. Desta forma obrigam estes dois sequestradores sobreviventes à assumir os comandos marítimos para tal retorno.
Traídos pelos e levados propositalmente em direção a CUBA, onde a embarcação fora abordada pela Guarda costeira Americana, ao chegar em território americano, foram aprisionados e levados a Justiça acusado de assassinato da tripulação. Ocasião determinante para se instalar polêmica interna com divergência entre abolicionistas e escravistas caracterizando tendências pro ativas para uma Guerra de secessão no país.
Nessa época, escravos eram tratados como objetos, coisas, e não como seres humanos. Assim, os dois tripulantes sobreviventes que alegavam ser proprietários dos escravos, e também os próprio integrantes da Guarda