Aminoácidos, Alcalóides, Carboidratos, Lipídios
FARMÁCIA HABILITAÇÃO EM ANÁLISES CLÍNICAS
Disciplina: Química Orgânica I Profa.: Rachel Faverzani Magnago
Alunas: Júlia Rosa dos Santos e Mariane Baldoino
Aminoácidos, Alcalóides, Carboidratos, Lipídios
Tubarão, 02 de julho de 2010.
Aminoácidos
Os aminoácidos são ácidos orgânicos que encerram em sua molécula um ou mais grupamentos Amina. Existem vários tipos de aminoácidos, sendo os mais importantes os alfa-aminoácidos.
Fórmula geral de um alfa-aminoácido:
Qualquer molécula de aminoácido tem um grupo carboxila (COOH) e um grupo amina ligados a um átomo de carbono. Nesse mesmo carbono ficam ligados ainda um átomo de hidrogênio e um radical (R). O radical (R) representa um radical orgânico, diferente em cada molécula de aminoácido encontrado na matéria viva. Os aminoácidos possuem caráter anfótero, ou seja, quando em soluções podem funcionar como ácidos ou como bases e eles são estruturas fundamentais das proteínas. Cada aminoácido consiste de um grupo amino (-NH2) básico (alcalino), um grupo carboxílico (-COOH) ácido e uma cadeia lateral (grupo R) que é diferente para cada um dos vinte diferentes aminoácidos. Cada variação no número ou na seqüência de aminoácidos produz uma proteína diferente, e uma grande variedade delas é possível. Os aminoácidos se classificam em essenciais e não essenciais. Os essenciais são indispensáveis para nossa saúde, mas o organismo humano não consegue sintetizá-los, é preciso então ingerir esses aminoácidos na forma de alimentos para não ocorrer uma desnutrição alimentar. Exemplos de aminoácidos essenciais: valina, lisina, triptofano, leucina, isoleucina, fenilalanina, metionina e treonina.
Os aminoácidos não essenciais são sintetizados pelo organismo a partir dos alimentos ingeridos, as principais fontes são carne, leite e ovos.