Introdução à Composição Química das Plantas
Introdução à Composição Química das Plantas
Recife, 25 de outubro de 2015
Introdução
Um composto químico é qualquer substância que consiste em dois ou mais elementos químicos sempre associados com um outro na mesma proporção, e que possui certas propriedades que resultam dessa associação que definem e o distinguem de outras substâncias. Esses compostos são representados por fórmulas químicas, essas que mostram, as proporções dos átomos de cada elemento na formação da molécula ou, do conjunto iônico, da substância. A única forma de separar esses compostos é por meio de reações químicas ou quando aquecidos à uma certa temperatura, fazendo com que os átomos se separem, criando compostos menores ou individualizando os átomos. Cada composto possui uma temperatura determinada para que ocorre esse processo, e ponto é chamado de temperatura de decomposição.
No interior das células de todos os seres vivos ocorrem sinteses de uma enorme quantidade de substâncias orgânicas, tais substâncias sendo de suma importância para o desenvolvimento do ser vivo. Nas plantas, os principais processos realizados são feitos a partir de componentes básicos como a água, o CO2, nutrientes tirados do solo – nitrogênio, fosfóro e sais minerais e a energia emitida pelo sol, é por meio deles que os processos básicos da planta são realizados, sendo o mais conhecido a fotossíntese. Na fotossíntese ocorre a produção de carboidratos, que por sua vez, inicia uma cadeia de reações metabólicas (processo de metabolismo primario) levando à produção de lipídios, proteínas, carboidratos e ácidos nucléicos, essas substâncias estão envolvidas nas funções vitais das plantas e existem em todas as plantas constituindo a materia-prima de reações posteriores.
Compostos químicos nas plantas O ramo da ciência que estuda os compostos químicos específicos das plantas é chamado de fitoquímica. Esses compostos que são resultados dos processos de metabolismo secundários ou