Aminoacidos
AMINOÁCIDOS
1-INTRODUÇÃO: São ácidos carboxílicos aminados que constituem a estrutura principal das proteínas. Estão largamente distribuídos na natureza, porém, a hidrólise completa de uma molécula de proteína fornece 20 aminoácidos diferentes. Outros aminoácidos estão presentes no nosso organismo e não fazem parte da constituição das proteínas.
2-CONCEITO: São ácidos carboxílicos nos quais um ou mais Hidrogênios da cadeia hidrocarbonada foram substituídos pelo grupo amino (NH2). Podem conter mais de um grupo amino e/ou carboxila que vão determinar suas propriedades físico-químicas e conseqüentemente as propriedades das proteínas. Todas as moléculas de aminoácidos possuem uma fórmula geral mínima com configuração absoluta L-(, que lhes permite unirem-se entre si por ligação peptídica formando cadeias protéicas de tamanho variado. Existem também aminoácidos da série D, porém, estes não entram na constituição das proteínas.
3-CLASSIFICAÇÃO: a)Quanto à demanda do organismo humano: de acordo com as necessidades do organismo humano e a demanda de cada um dos 20 aminoácidos para a síntese de proteínas estes são classificados como essenciais ou não essenciais. Chamamos o aminoácido de essencial quando a quantidade que o homem sintetiza não é suficiente para todas as suas necessidades, sendo importante que este adquira maior quantidade dos mesmos através da ingestão de proteínas de bom valor nutritivo. São considerados essenciais: Arginina (*), Fenilalanina, Histidina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Treonina, Triptofano e Valina. Quando o organismo humano é capaz de sintetizar o aminoácido de acordo com a demanda, atendendo a todas as suas necessidades,chamamos o aminoácido de não essencial . Estes podem ser produzidos a partir de açúcar. São eles: Alanina, Asparagina, Ácido Aspártico, Cisteína, Glutamina, Ácido Glutâmico, Glicina, Prolina, Serina e Tirosina. b)Quanto à cadeia lateral: