Atps fac
2.1 IDENTIFICAR E ELENCAR OS VOCÁBULOS JURÍDICOS NO TEXTO.
Audiências
Positivismo jurídico
Legalidade
Condenado
Leis
Legislação
Justiça
2.2 ANÁLISE FRASAL.
ANALISE SINTÁTICA.
“O homem é a medida de todas as coisas”
O homem: Sujeito simples
É a medida de todas as coisas: Predicado
“Só sei que nada sei”
Sujeito : Inexistente
Predicado: Só sei que nada sei
2.3 RESUMO CONCLUSIVO
ÉTICA, DIREITO E JUSTIÇA: SÓCRATES E PLATÃO CONTRA OS SOFISTAS.
Para os sofistas justiça é lei são iguais, para Sócrates justiça se atribui a ética, para Platão justiça é uma virtude vinda do próprio individuo.
No inicio o foco da filosofia se dava em identificar a origem da natureza, do mundo e consequentemente as relações humanas passaram a ser também analisadas.
Com a estabilização da Grécia Antiga (século V a.C.) não havia a real necessidade de cultivar as virtudes de um guerreiro visto que a participações populares na democracia de Atenas, a expansão das fronteiras gregas e a utilização do “falar bem” para assembléias formavam qualidades essenciais aos que pretendiam desta democracia fazerem parte.
Os Sofistas foram responsáveis por exercer a cidadania por meio do discurso, sendo eles dotados do domínio da palavra e da arte retórica.
Com a frase “O homem é a medida de todas as coisas” os sofistas deixam claro que o homem passa a ser assim o centro das atenções, ficando ligado a discussões de interesse comunitárias para que assim possa ser mantido o homem como um foco de interesse social. Os sofistas foram os primeiros a estabelecer uma diferença entra a natureza e a lei humana sem criar entre elas desavença, partindo disto entenderam que o justo e o injusto não seria origem da natureza das coisas, mas sim nas opiniões humanas.
Sócrates foi um opositor ferrenho aos sofistas, criou uma espécie de doutrina onde visava uma educação cidadã como base de seus ensinamentos ético-sociais. Sócrates ao longo de seu legado ganhou admiradores