ATPS Custos Fac Anhanguera
Atualmente, com o ambiente econômico fortemente caracterizado pelo processo de globalização e com a grande competitividade existente no mercado, a construção civil tem ocupado um espaço significativo na economia nacional. As empresas na área de construção civil precisam de informações adequadas e rápidas para tomar decisões que influem em seus negócios, e o conhecimento dos custos de produção é indispensável, pois nesse ramo é onde mais se detecta os mais elevados índices de desperdícios, e gastos desnecessários.
Dentre os sistemas internos, o sistema de custos e as premissas aplicadas em seu desenvolvimento assumem papel de destaque para a RGM Construtora, que tem ciência que através da informação gerada pela análise dos custos é possível o conhecimento dos itens que mais consomem custos, bem como o gerenciamento dos mesmos.
O gerenciamento de custos é uma atividade de suma importância, além de fundamental em uma organização, pois é através dele que se tem uma visão clara e abrangente de todas as operações realizadas, além de analisar todos os processos com o intuito de melhorar a assertividade dos cálculos, evitando que haja desvios, que impactam diretamente nos resultados operacionais.
A boa gestão de custos nas empresas é dependente e consequente da coragem decisória dos administradores em mudar processos e comportamentos.
Quanto mais intensa a concorrência a que estiver submetida uma empresa, mais importante será dispor de um sistema de custos que lhe permita conhecer seus custos e, a partir daí, encontrar uma posição vantajosa diante de seus concorrentes.
A introdução ou manutenção de uma gestão de custos eficaz exige, sem dúvida, cuidados que se estendem desde a compreensão de um sistema de custos até a interação e aceitação deste pelos membros da empresa.
1 CUSTOS
Dutra (2010) considera o custo como resultado de adaptações da contabilidade comercial, e esta faz uma distinção muito nítida entre custo e despesa, permanece o conceito antigo