DESAFIO PROFISSIONAL IV
FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
SOCIOLOGIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
MEIO AMBIENTE
GILENE CORREIA DA SILVA – RA: 8520918227
JUCISLEIDE RODRIGUES XAVIER – RA: 8984194020
LARISSE KELLY DA SILVA – RA: 8549833284
VALDELICE RODRIGUES DA SILVA – RA: 8553894124
ELIENE FERREIRA REZENDE CAMPOS – RA: 9910153882
DESAFIO PROFISSIONAL
TUTOR EAD: Mariciane Moraes Nunes
Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Maria Clotilde Bastos
Ceres – GO
19 de Setembro de 2014
1. OBJETIVO
Refletir sobre os Deveres do Assistente Social diante da Ética e do Meio-Ambiente, a fim de desenvolver uma práxis consciente e crítica na Sociedade Contemporânea.
2. PRODUÇÃO ACADÊMICA
2.1. Passo 1
O Serviço Social é uma profissão que tem sua legitimidade regulamentada sob a lei nº 8.662, de 07 de Junho de 1993 e fundamentada em seu código de ética, este defende a justiça social. O processo de renovação pelo qual o serviço social tem passado no transcorrer de sua história vem compromissado com os diversos valores e princípios que são defendidos pelos profissionais da área, na defesa dos direitos conquistados e na aplicação destes. Apegados a estes valores não podemos deixar de ser éticos. Ser assistente social é fazer serviço social, diante disso, ser um assistente social ético exige: Competência técnica, aprimoramento constante, respeito às pessoas, confidencialidade, privacidade, tolerância, flexibilidade, fidelidade, entre outros. O comportamento ético de um profissional reflete em todos os demais da profissão.
Define-se ética profissional com sendo um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em pratica no exercício de qualquer profissão, compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual na perspectiva da competência profissional, portanto a escolha por uma profissão é optativa, mas ao escolhê-la o conjunto de deveres profissionais passam a ser obrigatórios. O assistente social deve ter empenho na eliminação