Questionario de aprendizagem
Em um artigo de Célia Leão, publicado pela Revista Você S.A. (edição de julho/2011), há uma lista de recomendações sobre o comportamento no trabalho que termina assim: “Fale baixo, vista-se de acordo com o dress code* da empresa e use o que é coletivo com mais cuidado do que você usa suas coisas. Por último, saiba ser parte de seu departamento, assim como um grande jogador é parte de um time. Pequenos cuidados podem fazer grande diferença no futuro de sua carreira”.
(*código de vestimenta ou conjunto de recomendações sobre adequação dos trajes ao trabalho)
O texto se refere diretamente à habilidade social denominada:
Escolher uma resposta. a. Civilidade, que implica fundamentalmente expressar cortesia, educação e etiqueta. b. Comunicação, que significa saber realizar diálogos amistosos e interagir com as pessoas. c. Sensibilidade, pois demanda percepção dos sentimentos das outras pessoas em diferentes situações. d. Automonitoria, pois demonstra situação que exige autocontrole e autoconhecimento. e. Assertiva de enfrentamento, que significa saber posicionar-se de maneira empática.
Question 2
Notas: 4
A charge acima ironiza uma situação profissional passível de se tornar verdadeira, na qual o contexto mudou (não é mais Natal) e o profissional passou de temporário para efetivo. Considerando a imagem e as ideias que ela transmite, avalie as afirmativas que se seguem, comparando-as com as ideias discutidas pela disciplina:
I. A atitude do profissional retratado é correta, pois ele manteve as posturas que fizeram com que ele fosse contratado.
II. Um profissional deve ter flexibilidade para adequar-se ao contexto. Nessa situação a postura do profissional é inadequada.
III. A situação mostra uma dificuldade do profissional em assumir novas atribuições, tendo portanto uma postura inadequada.
IV. O profissional aceitou desafios para desenvolver-se profissionalmente e teve, portanto uma postura