AMINOACIDOS
Os aminoácidos representam a menor unidade elementar na constituição de uma proteína. Estruturalmente, são formados por um grupamento carboxila (COOH), um grupamento amina (NH2) e radical que determina um dos vinte tipos de aminoácidos.
Podem ser classificados seguindo dois princípios: pelas propriedades funcionais dos radicais ou pela necessidade nutricional.
1) Pela propriedade funcional → por este critério são diferenciados em apolares (valina, alanina, leucina, triptofano, glicina, isoleucina, fenilalanina, metionina e prolina), polares (serina, tirosina, cisteina, glutamina, treonina e asparagina) e os tipos que acumulam carga positiva ou negativa (ácido aspártico, lisina, arginina, histidina e ácido glutâmico).
2) Pela necessidade nutricional → É variável de espécie para espécie, obedecendo a capacidade que cada um possui de sintetizar os aminoácidos ou adquiri-los através da alimentação.
Para os seres humanos, são subdivididos em aminoácidos essenciais, aqueles que o metabolismo não consegue produzir, e somente pela ingestão de alimentos conseguimos suprir sua carência; e aminoácidos não essenciais, sintetizados pelo organismo a partir de outros.
A formação de aminoácidos-LANA
Por volta da década de 50 já estava comprovado que a atmosfera da terra primitiva era composta de hidrogênio, metano, amônia e vapor d’ água.
Cientistas elaboraram um instrumento com a finalidade de simular o que haveria ocorrido na atmosfera, pois quando a temperatura da crosta terrestre aumentava o vapor d’ água se tornava mais espesso nas regiões mais altas e frias, obtendo assim furiosas tempestades que resultavam em descargas elétricas. Para fazer esta simulação Miller misturou o hidrogênio, metano, amônia e vapor d’ água, levando-os a uma grande voltagem de descargas elétricas, que após alguns dias se resultou na formação dos aminoácidos.
TIPOS E CARACTERÍSTICAS-TALITA
SLIDE
Antioxidantes X Envelhecimento-FELIPE
Antioxidante é o termo que se dá