ATPS 1 CONTAB
Contabilidade Internacional
A contabilidade sofreu fortes influências de outras áreas do conhecimento ao longo das últimas décadas. Os enormes prejuízos causados e a recessão mundial que se sucederam trouxeram maior atenção para a qualidade das informações levadas ao público pelas empresas com papéis negociados publicamente e consequentemente para a contabilidade. Com a criação da Securities and Exchange Commission (SEC) em 1934, como resultado do Securities and Exchange Act, a contabilidade passou a ter que responder mais diretamente ao interesse do usuário externo da informação financeira.
Os princípios e normas contábeis adotados passaram a refletir o desejo de segurança e objetividade da informação produzida pela contabilidade. Influenciaram diretamente muitos princípios e convenções adotados pela profissão contábil internacionalmente. A partir da década de sessenta a pesquisa acadêmica em contabilidade foi amplamente influenciada por pesquisas realizadas em outras disciplinas como economia, finanças, psicologia, sociologia etc. Esta influência não adveio somente de pesquisas puras realizadas em universidades, mas também de inovações advindas da prática empresarial que trouxeram novos problemas para a contabilidade. Desta forma, a contabilidade vem sendo influenciada tanto por inovações teóricas como por problemas advindos do mundo empresarial e parece continuar neste caminho.
00
UMA BREVE HISTORIA DA CONTABILIDADE
Tão antiga quanto a história da civilização é a história da Contabilidade e está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar seus objetivos. A organização econômica acerca do direito do uso do solo rompe a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua